Sucata
Edição Dezembro de 1997
Caixas que viram brinquedos
Desperte a criatividadedos seus alunos comembalagens de papelão
C

aixas de papelão, que teriam como destino o lixo, podem divertir a garotada, afirma Giselle Dellatorre. Ela é a autora do livro O Mundo de Papelão, da Editora Pé Vermelho, em que ensina a construir seis brinquedos, como uma máquina de escrever e um cachorro (veja a seguir). "O trabalho com as caixas estimula a criatividade", diz. Mas não é só isso. Ele também permite ao professor de primeiro grau ilustrar conteúdos de Educação Artística, Ciências e Português.

"Ao montar os brinquedos, os alunos estudam cores e formas e percebem a importância da reciclagem", afirma Norma Almeida, orientadora educacional da Escola Santa Maria, de Londrina (PR), que adotou a idéia. "Depois, eles escrevem histórias sobre suas criações."

APRENDENDO DATILOGRAFIA
Laureni Fochetto
Para construir a máquina de escrever, são necessários uma caixa de papelão e uma de ovos, um rolo de papel alumínio, fita adesiva, cola, tinta, tesoura sem ponta, estilete e giz. O primeiro passo é riscar com giz os locais de corte nas laterais (A). Só aí as crianças recortam sobre esses traçados e sobre o vinco da aba traseira (B).

Risque e corte com estilete um furo circular (A) em cada lateral para encaixar o rolo. Os alunos dobram a frente da caixa, moldando-a ao contorno das laterais. Corte dois retângulos: um por onde o papel deve "correr" (B) e outro, maior (C), para encaixar a embalagem de ovos, que funciona como teclado.

Antes de fechar a máquina, os alunos prendem a embalagem de ovos por dentro, com fita adesiva. Também com fita, unem todas as laterais. Depois, pintam o brinquedo. As letras das teclas podem ser escritas ou recortadas de revistas e coladas.

UM DÁLMATA DIFERENTE
O cachorro tem como matérias-primas uma caixa retangular, cartolina, papel camurça, fita adesiva, cola, tesoura sem ponta, giz e estilete. As crianças cortam o fundo, um dos lados menores e as duas abas pequenas da caixa. Depois, arredondam as abas que restaram (A) e as unem com fita adesiva. Em cada lado maior, riscam um círculo (B).

Com estilete, corte os círculos para permitir à criança vestir o brinquedo.

Em seguida, os alunos recortam, nos vincos, o lado menor que sobrou e o moldam ao contorno arredondado das abas. Eles unem as partes e reforçam as emendas, pelo lado de dentro, com fita adesiva.


A caixa é forrada com papel camurça branco e as pintas, de papel preto, são coladas por cima. Com estilete, faça dois cortes pequenos no alto da caixa para introduzir e prender por dentro as pontas das orelhas feitas de papel camurça preto. Os alunos recortam o focinho em cartolina preta e o colam sobre a boca, de cartolina bege. A língua, de papel vermelho, fica por baixo da boca. Faça dois cortes em forma de U para os olhos.
Para saber mais

Giselle Dellatorre e Editora Pé Vermelho — R. Luís Natal Bonin, 336, Londrina, PR, CEP 86047-260, tel. (043) 325-7999
Escola Santa Maria — Av. Maringá, 991, Londrina, PR, CEP 86060-000, tel. (043) 327-3527

Retorna ao topo
© Fundação Victor Civita 2000